Abertura Encalço Individual do artista David Almeida

Indicado ao Prêmio Pipa, David Almeida expõe trabalhos que giram em torno de uma relação fugidia com o espaço, na Mul.ti.plo

Com uma série de obras que exploram a visualidade do espaço íntimo da cidade e da paisagem natural, David Almeida abre sua primeira exposição individual no Rio, ”Encalço”.

A mostra acontece na Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, de 22 de novembro a 19 de janeiro de 2019. Serão apresentadas cerca de quinze trabalhos recentes, dentre eles dez pinturas inéditas de médio e grande formato, que variam entre 25x30cm a 180×240 cm, criadas especialmente para a mostra.

São trabalhos que giram em torno de uma relação fugidia com o espaço, que se confunde entre paisagem natural e fragmento urbano. O artista brasiliense de apenas 28 anos, indicado ao Prêmio Pipa 2018, desenvolve sua arte por meio de múltiplas linguagens, como desenho, objeto, fotografia, instalações, performance e, sobretudo, a pintura.

David explica que as imagens das pinturas são de lugares que passou e das relações de narrativa e mistério a partir da ausência de fatos, do vazio, do resquício da passagem do outro:
“Em determinado momento do meu percurso, acontece um fato invisível, um gatilho desencadeado nessas cenas ou nesses objetos encontrados, que os transforma em imagens para mim. No momento do encontro com essas imagens porvir, acontece uma suspensão da história, um estanque de qualquer narrativa, onde eu me vejo de frente a uma espécie de mistério, de fantasma. Me dou conta de que não sei nada sobre aquele lugar ou coisa e de que o não saber é o que importa. Nesse breve momento de dúvida, é que se revela a imagem. É imagem, é espaço, mas também não é nada disso, pois é também superfície, cor, matéria, tempo, linguagem”.

Segundo Maneco Müller, sócio da galeria, “David traz consigo uma inquietude própria dos grandes artistas. Um fabulador potente e singular, a fazer o caminho caminhar, com um tempo fora dos outros tempos. Tempo e estrada de poeta!”

“ENCALÇO” | DAVID ALMEIDA

Abertura: 22/11, quinta-feira, às 19h.
Exposição: 22/11 a 19/01/2019.
Local: Mul.ti.plo Espaço Arte – Rua Dias Ferreira 417/206 – Leblon tel: (21) 2259-1952
Horário: de segunda à sexta das 10h às 18h30 e sábados de 10h às 14h.
Entrada Franca