Ciclo de cinema debate os 100 anos de Ingmar Bergman

Nascido em 14 de julho de 1918 em Upsala, na Suécia, Ingmar Bergman é indiscutivelmente um dos diretores mais importantes da história do cinema. Para celebrar este centenário, o Midrash apresenta quatro títulos marcantes do início de sua filmografia.

05 de março | NOITES DE CIRCO
Gycklarnas Afton [1953 / 92´]

Com Harriet Andersson, Ale Grönberg e Gunnar Björnstrand

As carroças do Circo Albert se aproximam de uma pequena cidade, onde anos atrás o palhaço passou por grande humilhação. Nesta nova temporada, fatos inesperados ocorrem, e discutem a posição do ator na sociedade.


12 de março | SORRISOS DE UMA NOITE DE AMOR
Sommarnattens Leende [1955 / 108´]

Com Eva Dahlbeck, Ulla Jacobsson e Harriet Andersson

Filme peculiar na carreira de Bergman: uma comédia de costumes ambientada na Belle Époque, com um grupo heterogêneo ? um advogado, um filho estudante de teologia, sua futura esposa, uma ex-amante, um casal de condes e uma velhinha excêntrica às voltas com namoros e casamentos. Premiado no Festival de Cannes de 1956 ?por seu humor poético?, foi a consagração definitiva do cineasta na Europa.


19 de março | O SÉTIMO SELO
Det Sjunde Inseglet [1957 / 95´]

Com Max von Sydow, Birgitta Valberg e Brigitta Petersson

Em meados do século XIV, quando a peste se alastra pela Europa, um cavaleiro e seu escudeiro regressam ao seu país. O cavaleiro Blok conhece uma família de atores itinerantes e sente a proximidade do fim. Para ganhar tempo, ele propõe uma partida de xadrez com a morte. Uma das obras mais aclamadas do cinema mundial, Prêmio Especial do júri no Festival de Cannes de 1957.


26 de março | MORANGOS SILVESTRES
Smultronstället [1957 / 90´]

Com Bibi Anderson, Liv Ullman e Gunnar Björnstrand

Aos 78 anos, um professor viaja para recebeu o título de Doutor Honoris Causa. No percurso, ele recorda passagens de sua vida, entrelaçando passado e presente. Mais uma obra-prima de Bergman, recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1958 e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 1950.

CICLO DE CINEMA + DEBATE | 100 ANOS DE INGMAR BERGMAN

Dias: 05, 12,19 e 26 de Março
Horário: 16 horas
Evento Pago – Vagas limitadas
Duração: 4 encontros

Valor: R$ 60,00 por encontro
Censura: 16 anos
Local: Rua General Venâncio Flores, 184 – Leblon.
Telefone: (21) 2239-1800