André Trigueiro fala sobre o Setembro Amarelo no Leblon

Para falar a respeito do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, o jornalista André Trigueiro, autor do livro “Viver é a melhor opção – A Prevenção do Suicídio no Brasil e no Mundo”, faz palestra no Midrash.

O suicídio é caso de saúde pública no Brasil e no mundo, e o crescimento do número de casos entre jovens vem preocupando as autoridades de saúde. No Setembro Amarelo, mês da prevenção do suicídio, é importante conhecer os fatores de risco, as recomendações dos especialistas e as possíveis razões que explicariam o elevado número de casos.

A melhor maneira de enfrentar o problema do suicídio é falando sobre o assunto, entendendo os fatores de risco, compartilhando de forma responsável as informações que sustentam as campanhas de prevenção no Brasil e no mundo. Essas informações podem salvar vidas, especialmente quando sabemos da elevada intercorrência dos suicídios (90% dos casos) com patologias de ordem mental, diagnosticáveis e tratáveis.

Cada um de nós é diretamente responsável pela própria sobrevivência e também pela manutenção da vida de todos os que nos cercam, com amor e respeito.

Que possamos atuar de maneira mais consistente, com resultados efetivos, na prevenção do suicídio. É isso que nos distingue enquanto ser coletivo, em um projeto de civilização no qual a proteção da vida é tarefa de todos.

André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, escritor, palestrante, editor-chefe do “Cidades e Soluções”, comentarista do programa “Estúdio i” e articulista da Folha de S. Paulo. Autor de vários livros, entre os quais, “Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo”, (Ed.Correio Fraterno) cujos direitos autorais foram cedidos para o CVV (Centro de Valorização da Vida), organização voluntária que realiza desde 1962 um serviço gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio.

Serviço

Dia e hora: 13/09, quinta- feira, 20h
Evento gratuito – entrada Limitada
Faixa Etária: 16 anos
Local: Rua General Venâncio Flores,184 – Leblon
Telefone: (21) 22391800