Mutirão de limpeza das praias acontece nesse final de semana

Ação que será realizada no Dia Mundial da Limpeza estima receber cerca de 1000 voluntários e reciclar mais de 1.5 tonelada de lixo

 

No dia 21 de setembro será comemorado o Dia Mundial da Limpeza. A ação é um movimento global que acontece em mais de 100 países nos cinco continentes. Para impulsionar a conscientização da sociedade sobre o impacto negativo do descarte incorreto de resíduos, o Recicla Orla, projeto de coleta seletiva da Orla Rio Concessionária em parceria com a Polen, vai promover uma ação de limpeza, que contará com aproximadamente 1.500 voluntários.

Os pontos de entrega voluntária (PEV) do Recicla Orla no Leblon e Ipanema servirão de ponto de encontro dos participantes. A ação será realizada das 8h30 às 12h e em cada local haverá uma estrutura para sinalização, triagem do lixo coletado, um coordenador responsável, além da participação de um representante da cooperativa de catadores, que transmitirá seu conhecimento sobre a cadeia de reciclagem com uma aula ministrada para os voluntários. Ao final do mutirão, os resíduos serão recolhidos e destinados para reciclagem por meio de parceiros do projeto.

O Recicla Orla também será responsável pela retirada dos resíduos de outras duas ações. Um mutirão será no Leme, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smac) do Rio de Janeiro, em parceria com o Sesc, e o outro acontecerá nas margens do canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, organizado pela SOS Lagoas.

“A coleta voluntária de resíduos durante o Dia da Mundial da Limpeza no Rio de Janeiro, vai reforçar o trabalho que vem sendo feito pelo projeto Recicla Orla, que há três meses disponibiliza PEVs implantados em cinco quiosques de praias cariocas com o objetivo de destinar os resíduos para a reciclagem. Essa iniciativa chegou para revolucionar a forma de descarte e reaproveitamento do resíduo na orla e seu entorno. É a primeira orla do mundo a ter um programa de reciclagem contínuo com toda a cadeia da reciclagem rastreável pela tecnologia blockchain”, revela Renato Paquet, CEO da Polen.

O movimento do Dia Mundial da Limpeza começou em 2008 na Estônia e vem abraçando desde então muitos países. No Brasil a ação ocorrerá em diversos estados e o Rio de Janeiro, através do Recicla Orla e diversos outros parceiros, não poderia ficar de fora dessa iniciativa promovendo esse movimento nas praias mais belas do mundo.

“O engajamento dos frequentadores da orla e dos operadores de quiosques é extremamente importante. Precisamos mostrar que os resíduos têm valor e importância quando seu descarte é feito de maneira correta. Estamos reforçando a cada dia nosso compromisso em preservar um dos pontos turísticos mais visitados no mundo, a orla carioca. Nossa expectativa é reciclar mais de 1.5 toneladas de lixo, coletados durante o evento”, diz João Marcello Barreto, CEO da Orla Rio Concessionária.

O projeto Recicla Orla consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária em toda orla do Rio de Janeiro e já recolheu mais de 70 toneladas de resíduos em apenas três meses de operação. O projeto foi idealizado pela Polen, startup de sustentabilidade especializada em logística reversa e valoração de resíduos, e pela Orla Rio Concessionária, responsável pela administração de 309 quiosques da orla do Rio de Janeiro.

Pontos de encontro para a coleta voluntária no Dia Mundial da Limpeza (21/09):

● PEV quiosque Café de La Musique – Leblon
● PEV quiosque Du Leblon – Leblon
● PEV quiosque Varanda – Leblon
● PEV quiosque Azur – Leblon
● PEV quiosque La Carioca – Leblon
● PEV quiosque Marea – Ipanema
● Praia do Leme – Leme (Smac e Sesc)
● Canal de Marapendi – Barra da Tijuca (SOS Lagoas)