Maitê Proença estrela peça ‘A Mulher de Bath’

“Se não houvesse em toda a Terra imensa, autoridade além da experiência, a mim isso seria suficiente, pra fazer um relato contundente, das mazelas da vida de casado.” Assim nos diz A Mulher de Bath ao se apresentar para o público. O fato é que ela enterrou cinco e agora quer mais um.

À beira de uma estrada, em plena Inglaterra medieval, uma mulher de vasta experiência e de ardorosa oratória conta a história de sua vida exemplar, universal e única: seus amores incansáveis, seus rancores, suas paixões e vinganças, suas traições e sua grandeza, seu conhecimento profundo do pecado, da salvação e do espírito humano. E ela o faz sem poupar ninguém, nem a si própria. As coisas são ditas como são, sem enfeites, de forma clara, irreverente, e simples. A Mulher de Bath é uma mulher à frente de sua época, e deixará de queixo caído as feministas da atualidade.

A Mulher de Bath, personagem dos Contos da Cantuária de Geoffrey Chaucer, (publicados pela primeira vez em 1475), é uma das figuras basilares da literatura ocidental, precursora de Shakespeare e do indivíduo moderno. Chega aos palcos brasileiros pela primeira vez, em uma tradução que resgata a eloquência popular de sua fala: a alma pulsante da Idade Média volta à vida em versos inspirados no cancioneiro popular e na poesia oral do interior do Brasil.

A premiada tradução de José Francisco Botelho busca inspiração na poesia popular brasileira, do repente nordestino à trova gaúcha, para reviver entre nós a exaltação e a grandeza da Idade Média.

A peça é uma adaptação gestada na já premiada união teatral da atriz Maitê Proença com o diretor Amir Haddad. O primeiro encontro entre eles aconteceu em 2012 na peça As Meninas – Prêmios APTR melhor autoria (Maitê e Luiz Carlos Góes), melhor atriz (Patrícia Pinho), melhor figurino (Beth Filipecki) – seguido de À Beira Do Abismo Me Cresceram Asas, em 2014 – Prêmio APTR melhor atriz para Clarisse Derzié.

A Mulher de Bath com Maitê Proença

Datas: 06 a 29/04/2018 – Sexta-feira, Sábado e Domingo
Local: Teatro XP Investimentos
Endereço: Av. Bartolomeu Mitre, 1.314 – Leblon (Jockey Club do Rio de Janeiro)
Horário: Sexta-feira e sábado às 21h e domingo às 19h 
Abertura dos portões: Sexta-feira e sábado às 19h30 e domingo às 17h30
Classificação etária: 12 anos. Menores de 12 anos podem entrar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais.