Benefícios e cuidados na hora de castrar o seu pet

Segundo pesquisas, existem mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos.

E infelizmente no Brasil ainda é bastante comum as pessoas não castrarem seus animais de estimação, por raciocínios equivocados.

Segundo especialistas, castrar animais domésticos é fundamental para mudarmos a triste realidade de animais abandonados no Brasil, que sofrem de desnutrição e doenças e sem nenhum cuidado nas ruas do nosso país. Os filhotes de cães e gatos são uma fofura, mas não podemos deixar que procriem desenfreadamente.

Além de ser a medida mais segura e eficaz de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. Em um bate-papo com a Veterinária Rita Soares (Vet Filho Peludo) e o Adestrador Ricardo Leon ambos concordam que: a castração de cães e gatos é um dos procedimentos cirúrgicos mais simples realizados em clínicas veterinárias ou hospitais veterinários. Um de seus benefícios é evitar doenças e assim prolongar a vida do seu pet. Por esse motivo, separei algumas dicas e cuidados de como é feita a castração.

Cuidados antes da castração

Um dos aspectos importantes que deve ser levado em consideração, é a saúde do seu pet. É interessante observar se o seu animal está se alimentando normalmente. Interagindo como de costume, não apresentando nenhuma anormalidade. Procure a opinião de um médico veterinário de confiança.

Benefícios da castração de cães e gatos

O benefício que abrange tanto a questão de saúde humana e animal está no controle populacional dos pets. Evitando o aumento da quantidade de animais soltos e abandonados nas ruas.

Ajuda os animais de companhia a ficarem menos agitados e não andem em locais distantes. Em gatos machos, por exemplo, a castração pode auxiliar na diminuição dos “passeios” desses animais, pois eles saem em longas distancias à procura de fêmeas, correndo o risco de acidentes e contaminação com possíveis doenças.

Em fêmeas a castração traz mais benefícios, evita gravidez indesejada, diminuem os riscos relacionados a doenças sexualmente transmissíveis, evita aglomerações de macho, evita cânceres de mama e hiperplasias mamarias.

É extremamente proibido o uso de medicamentos injetáveis, as chamadas vacinas anti-cio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem. O que poucos sabem, no entanto, é sobre o perigo desse método.
A injeção anticoncepcional é uma bomba de hormônios que predispõe a câncer de mama, piometra (infecção grave no útero) e septicemia (infecção generalizada). Causam efeitos colaterais graves e, muitas vezes, irreversíveis, podendo levar o animal a óbito, explica a veterinária Rita Soares. Mais recomendável é castrar antes do primeiro cio para, assim evitar problemas futuros.

Caso você não tenha condições financeiras de pagar a castração do seu pet, procure se informar sobre os programas de controle reprodutivo gratuitos da sua cidade. A castração é um procedimento cirúrgico muito simples, principalmente em machos, que deve ser realizado por um profissional competente formado em Medicina Veterinária.

A castração é um ato de amor muito importante para os animais. E pode salvar a vida de muitos outros. Colabore com esta atitude, aposte na vida saudável de seus peludos.

Informações:
Castração gratuita no Rio de Janeiro
http://saa.rio.rj.gov.br/pessoapublico/index
Telefone: 1746

Bicho Bacana
Quer castrar o seu cachorro ou gato, o Bicho Bacana além de apoiar a castração oferece um excelente atendimento para você e seu pet, sem sofrimento, e com completa segurança e bem-estar para o animal.
Rua General Artigas, 325 Leblon
Telefones : (21) 2548-2608 / (21) 2540-8793 / (21) 2529-2864

Vale lembrar que o Projeto Uivos e Miados tem vários pets para adoção responsáveis, entre em contado se você se identificar com o projeto.

Texto escrito por Mônica Silva
Projeto Uivos e Miados